Dicas para escolher Objetivas Fotográficas

A objetiva certa pode ser o que precisa para conseguir capturar a fotografia perfeita. Se ainda está a usar a lente fotográfica que veio com a sua máquina Reflex, talvez esteja na altura de considerar fazer uma alteração. Fique a saber o que deve ter em conta na altura de escolher uma objetiva.

1º - De que tipo de Objetiva precisa?

Existem dois tipos de objetivas que podem determinar a sua necessidade: as objetivas fixas e as objetivas zoom. As lentes fotográficas ou permitem apenas uma distância focal e por isso são fixas ou permitem o uso de várias distâncias focais e por isso são zoom. A distância focal aparece em mm na descrição das lentes e é depois dividida em três grandes categorias de objetivas: grande angular, standard e teleobjetiva.



Grande Angular

Com uma objetiva Grande Angular é possível registar um ângula de visão mais largo. Por isso, são aconselhadas para paisagens, arquitetura, ambiente apertado ou fotos de grupos. Regista uma distância focal de até 50mm.

Standard

Têm um ângulo semelhante ao do olho humano e por isso a fotografia é bastante parecida ao que vemos. Possui uma distância focal, normalmente de 50 mm, igual ao dos smartphones ou das máquinas compactas. Estas objetivas são boas para qualquer momento, uma vez que são bastante versáteis.

Teleobjetiva

São aconselháveis para fotógrafos que pretendem estar distantes do local a fotografar. Boas para retratos e locais onde exista alguma distância, faz com que os objetos da foto pareçam mais próximos. Tem uma distância focal entre os 100mm e os 200mm.

>

2º - Verifique a abertura

De seguida a decidir qual a melhor distância focal, deve considerar qual a abertura que melhor se aplica ao que pretende fotografar. Para saber qual a medida da abertura deve olhar para o número que se segue à letra f. É a abertura que permite controlar a focagem da imagem. Quanto mais pequeno for o número seguido à letra f, mais pequena será a área de foco da foto. Por exemplo, a abertura é de f/32, a maior parte da cena estará focada. Se a objetiva tem uma abertura de f/2.8, apenas uma pequena parte da imagem estará focada enquanto a restante cena estará desfocado, dando um maior estilo à sua imagem.

3º - Compatibilidade com a Máq. Fotográfica

Antes de decidir qual a melhor objetiva para si, deve ter a certeza que ela é compatível com a sua máquina. Tenha em conta que muitas máquinas só aceitam objetivas da marca. Para máquinas com o tamanho do sensor recortado, também conhecidas como APS-C, pode escolher uma vasta gama de objetivas desde as Full Frame às APS-C. A maior parte das máquinas reflex e com sistema compacto possuem o sensor recortado e por serem mais pequenas e leves as lentes APS-C. Se possui uma máquina com sensor full-frame, apenas as lentes full-frame são compatíveis com a máquina. Contudo, existem lentes antigas que podem ser ainda compatíveis com a sua máquina. As objetivas de alta qualidade duram mais que uma máquina fotográfica e são desenhadas para serem compatíveis com os modelos futuros.

4º - Estabilizador

Esta característica é importante para os fotógrafos mais inexperientes, onde a tremura das mãos pode significar uma má foto. Com esta opção é possível garantir uma imagem mais detalhada mesmo com pouca luz, com uma teleobjetiva ou super teleobjetiva, quando é difícil segurar a máquina com a firmeza necessária para garantir uma boa imagem.

Produtos Comparados

Limpar Tudo