Como escolher
Objetivas Fotográficas

Dicas para escolher uma Objetiva Fotográfica

A objetiva certa pode ser o que precisa para conseguir capturar a fotografia perfeita. Se ainda está a usar a lente fotográfica que veio com a sua máquina reflex, talvez esteja na altura de considerar fazer uma alteração. Fique a saber o que deve ter em conta na altura de escolher uma objetiva.

Que tipo de objetiva precisa?

Existem dois tipos de objetivas que podem determinar a sua necessidade: as objetivas fixas e as objetivas zoom. As lentes fotográficas ou permitem apenas uma distância focal e por isso são fixas ou permitem o uso de várias distâncias focais e por isso são zoom. A distância focal aparece em mm na descrição das lentes, e quanto maior o valor mais próximo está o objeto a fotografar.

Por exemplo:
Canon EF 50mm f/1.8 STM – é uma lente fixa
Sony Fe 70-300mm f/4.5-5.6 – é uma objetiva zoom que vai de 70mm a 300mm

Depois há a divisão em três grandes categorias de objetivas: grande angular, standard e teleobjetiva. Para planos mais específicos existem outros tipos de objetivas como o olho de peixe (fisheye).

Tipo Definição
Grande Angular Com uma objetiva Grande Angular é possível registar um angulo de visão mais largo do que é possível com lentes normais. Por isso, são aconselhadas para paisagens, arquitetura, ambientes apertados ou fotos de grupos. Registam uma distância focal até 50mm.
Standard Têm um ângulo semelhante ao do olho humano e por isso a fotografia é bastante parecida ao que vemos. Possuem uma distância focal, normalmente de 50 mm, igual ao dos smartphones ou das máquinas compactas. Estas objetivas são boas para qualquer momento, uma vez que são bastante versáteis.
Teleobjetiva São aconselháveis para fotógrafos que pretendem estar distantes do local a fotografar. Boas para retratos e locais onde exista alguma distância, fazem com que os objetos da foto pareçam mais próximos. Têm uma distância focal entre os 100mm e os 200mm.
Olho de Peixe (Fisheye) As objetivas olho de peixe são grandes angulares que provocam um nível alto de distorção nas fotografias. Captam um angulo de visão acima de 160 graus, tornando a imagem circular. Têm uma distância focal entre 8mm e 10mm.

Verifique a Abertura

De seguida a decidir qual a melhor distância focal, deve considerar qual a abertura que melhor se aplica ao que pretende fotografar. Para saber qual a medida da abertura deve olhar para o número que se segue à letra f. É a abertura que permite controlar a focagem da imagem. Quanto mais pequeno for o número seguido à letra f, mais pequena será a área de foco da foto. Por exemplo, se a abertura é de f/32, a maior parte da cena estará focada. Se a objetiva tem uma abertura de f/2.8, apenas uma pequena parte da imagem estará focada enquanto a restante cena estará desfocado, dando um maior estilo à sua imagem.

Compatibilidade com a máquina fotográfica

Antes de decidir qual a melhor objetiva para si, deve ter a certeza que ela é compatível com a sua máquina. Tenha em conta que muitas máquinas só aceitam objetivas da marca. Para máquinas com o tamanho do sensor recortado, também conhecidas como APS-C, pode escolher uma vasta gama de objetivas desde as full-frame às APS-C. A maior parte das máquinas reflex e com sistema compacto possuem o sensor recortado e as lentes APS-C. São máquinas mais pequenas e leves que podem gerar mais ruído que as full-frame. No entanto, a menos que seja um profissional da área não identificará diferenças na qualidade da fotografia e são objetivas muitas mais baratas. No caso de possuir uma máquina com sensor full-frame, apenas as lentes full-frame são compatíveis com a máquina.

Contudo, existem lentes antigas que podem ser ainda compatíveis com a sua máquina. As objetivas de alta qualidade duram mais que uma máquina fotográfica e são desenhadas para serem compatíveis com os modelos futuros.

Estabilizador

Esta característica é importante para os fotógrafos mais inexperientes, onde a tremura das mãos pode significar uma má foto. Com esta opção é possível garantir uma imagem mais detalhada mesmo com pouca luz, com uma teleobjetiva ou super teleobjetiva, quando é difícil segurar a máquina com a firmeza necessária para garantir uma boa imagem.


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