Dicas para escolher uma Máquina de Secar Roupa

Mais utilizadas nos meses frios, as máquinas de secar roupa são perfeitas para quem não pode esperar que a roupa seque. Atualmente pode encontrar máquinas de secar roupa com níveis de ruído baixo e que não precisam de saída de ar quente para o exterior. Se está à procura de uma máquina de secar roupa que o ajude no dia-a-dia saiba como escolher a melhor para si.

1º - Que tipo de secagem pretende?

O tipo de secagem permite perceber o tipo de ventilação que a máquina terá que ter. Existem três tipos de secagem: exaustão, bomba de calor e condensação. Nas máquinas de secar de exaustão, a saída do vapor para o exterior é feita através de um tubo de exaustão. Precisam de ser posicionadas junto de uma janela ou porta exterior para que o ar quente seja expelido através do tubo de exaustão.
As máquinas de secar roupa de condensação não necessitam de tubo de exaustão e por isso, pode instalar o equipamento onde quiser desde que o espaço seja bem ventilado. A água removida das roupas é colocada num recipiente que precisa de ser removido regularmente.
Já as máquinas de secar com bomba de calor são as mais eficientes a nível de consumo de energia no mercado. Ao utilizar temperaturas baixas, utilizam menos energia e contribuem para a poupança lá de casa. São mais delicadas com as roupas e mantém o nível de ruído no mínimo.

2º - Qual a melhor capacidade para si?

Idealmente a máquina de secar roupa deve ter a mesma capacidade que a máquina de lavar roupa, para que seja possível passar a carga de roupa de um equipamento para outro. No entanto, por necessitar de uma maior capacidade para roupa normalmente com um maior peso como toalhas ou lençóis é possível que pretenda adquirir uma máquina de secar com capacidade superior. Além disso, uma capacidade superior permite espaço adicional que diminua as rugas da roupa e facilita a passagem a ferro.

Entre 4 a 6KG
Ideal

Para peças de pequena e média dimensão e uma utilização regular de até 3 secagens por semana. É considerada de pequena capacidade.

Entre 7 a 9KG
Ideal

Para peças de pequena e média dimensão e uma utilização frequente de 4 ou mais secagens por semana. É considerada de média capacidade.

Entre 10 a 15kg
Ideal

Ideais para peças de grande dimensão e uma utilização frequente de mais de 4 secagens por semana. É considerada de grande capacidade.

3º - Esteja atento à eficiência energética

A seguir ao frigorífico, é a máquina de secar que consome mais energia quando ligada. A eficiência energética mede a eficiência do equipamento numa escala em que A+++ é o mais eficiente e o D o menos eficiente. Felizmente a maior parte dos equipamentos apresentam classificações que podem atingir o A+++. As máquinas de secar roupa com bomba de calor são as mais económicas, uma vez que conservam o calor do ar dentro do tambor para secar as roupas, atingido uma poupança de quase cerca de 50% face às restantes soluções. A bomba de calor funciona em todos os programas e reduz a energia utilizada sem sacrificar o tempo de secagem. As máquinas de secar de condensação estão cada vez mais económicas obtendo classificações entre o A+++ e o B. Já os modelos de exaustão, apresentam atualmente classificações menos elevadas. Consulte toda a informação sobre eficiência energética.

A+++

São os mais eficientes comercializados nos dias de hoje. São normalmente equipamentos um pouco mais caros mas que, a médio prazo, e como consequência da poupança energética, permitem recuperar o investimento inicial.

4º - Confirme as principais características da máquina

Se pensa que a sua nova máquina de secar roupa apenas vai servir para secar a roupa, pense duas vezes. Nos dias que correm existem cada vez mais opções que podem facilitar o processo de secagem, mas igualmente a passagem da roupa. A função antirrugas, por exemplo, origina uma secagem menos agressiva e por isso menos vincos na roupa. O sensor de secagem presente em algumas máquinas deteta quando as roupas estão secas e pára automaticamente o processo de secagem, permitindo poupar no consumo de energia. Existe ainda a programação de secagem a vapor que permite o alisamento dos tecidos através do vapor do calor. Apesar deste programa só se encontrar nos modelos topo de gama é aconselhado utilizar para almofadas e brinquedos. Já a função de pré programação é ideal para que consiga beneficiar das tarifas energéticas mais económicas, uma vez que pode programar o horário de funcionamento da máquina.

Produtos Comparados

Limpar Tudo