Dicas para escolher uma Máquina Fotográfica Compacta

As máquinas fotográficas compactas são dos modelos mais populares. Fáceis de utilizar e com uma boa qualidade de imagem, é possível tirar boas fotografias com o mínimo de esforço utilizando estas máquinas. O seu tamanho permite ainda que sejam fáceis de transportar, podendo ser guardadas em qualquer lugar. Mas com vários modelos a oferecerem várias características que definem a qualidade de imagem, é importante perceber qual a melhor máquina fotográfica que se adequa ao que procura. Saiba o que deve ter em conta na altura de escolher uma máquina fotográfica compacta.

1º - Qualidade de imagem

A grande parte das máquinas fotográficas compactas já oferece uma grande variedade de modelos com mais de 10 megapixéis, podendo até ser superior aos 16 megapixéis. A qualidade de megapixéis é importante para quem pretende imprimir as fotografias, pelo que este é um ponto importante na escolha da máquina. Deve também procurar saber qual a qualidade do sensor de imagem. Algumas das máquinas fotográficas compactas com sensores de imagem são consideradas avançadas e por isso de topo de gama. Estas máquinas conseguem ligar o longo alcance do zoom a sensores mais pequenos, conseguindo por isso uma boa performance com pouca luz.

2º - Confira a focagem e o zoom

Normalmente o zoom das máquinas fotográficas compactas pode ir de 20x a 60x. Contudo, o alcance da focagem, que é geralmente expresso em milímetros, permite-lhe ter uma ideia mais informada da qualidade da imagem. Por exemplo, duas máquinas podem ter zoom de 5x mas se uma tem um alcance de focagem entre os 24 e os 120mm e outra apresenta um alcance entre os 28 e os 140mm, a primeira será ideal para fotografar em espaços mais pequenos enquanto a última terá um maior alcance a longas distâncias.

3º - Peso e características

Também o peso pode influenciar as características da máquina. Por exemplo, as máquinas mais pequenas e com pouco peso normalmente não oferecem uma grande quantidade de zoom e outras características relevantes. Além disso, o tamanho pequeno pode também tornar complicado o toque nos botões. Neste sentido, o melhor é visitar uma loja Worten e perceber qual o tamanho e peso que melhor se adequam a si.

4º - Display

O ecrã da máquina fotográfica é outro ponto que deve ter em consideração. É através desta característica que irá tirar fotografias e revê-las pelo que a sua qualidade é bastante importante. A maior parte dos modelos de máquinas fotográficas compactas possui um LCD entre as 2.3 e as 3 polegadas (entre os 6 e os 7 centímetros). Alguns destes equipamentos oferecem já um ecrã tátil para rápido acesso a menus ou um ecrã rotativo para tirar fotografias em condições mais difíceis ou as aclamadas “selfies”.

5º - Sensibilidade ISO

O ISO é uma medida standard presente nas máquinas fotográficas que indica a sensibilidade do sensor à luz. Quanto maior for o ISO, mais luz o sensor consegue apanhar e assim tirar melhores fotos com pouca luz. Contudo, poderá ter que lidar com o ruído, isto é, o efeito granulado que muitas vezes aparece em fotos com pouca luz. Por isso, se pretende tirar fotos em locais onde o flash não é permitido, aumentar o nível do ISO é uma boa hipótese. Em algumas máquinas mais recentes esta característica é automática.

6º - Qualidade do vídeo

Hoje em dia grande parte das máquinas fotográficas já consegue capturar vídeo, pelo que esta também é uma das características que deve dar alguma atenção na altura de escolher a sua máquina fotográfica. O mais aconselhado é que procure uma máquina que consiga gravar em HD, especialmente entre a resolução de 720p ou 1080p. Alguns modelos que gravam em HD também possuem uma saída HDMI que pode ser ligada à sua TV para rever os vídeos que gravou.

Produtos Comparados

Limpar Tudo