Dicas para escolher Máquinas de Café

O café faz parte do dia-a-dia dos portugueses e por isso não é de estranhar que cada zona do nosso país tenha um nome a dar-lhe. Seja para acompanhar um momento de lazer com amigos, para saborear no final de uma refeição ou servir como reforço matinal para um dia de trabalho o café faz parte de todos os momentos do quotidiano. Na Worten pode encontrar a mais variada oferta de máquinas de café que se adequam ao que procura e à sua casa. Desde máquinas de cápsulas a máquinas de café manuais ou automáticas, tudo o que procura está na nossa loja. Se está à procura do que deve ter em conta antes de escolher um equipamento deste tipo, a Worten também pode ajudá-lo.

1º - De que tipo de café gosta?

A intensidade do café é um ponto fundamental que o pode ajudar a escolher uma máquina que se adequa ao que procura. Se está à procura de uma máquina que confira um sabor mais intenso, deve olhar primeiro que tudo para a pressão bar. Manter uma correta pressão bar é crucial para conseguir extrair o melhor sabor do seu café. Uma pressão entre os 9 e os 15 bares é a ideal para criar um creme suave por cima da bebida. Se pretende um café com um sabor mais intenso deve optar por uma máquina em que a pressão bar seja superior. Outro ponto que deve considerar na altura de decidir qual a melhor máquina para si é se pretende fazer outras bebidas além da típica “bica”. Nos dias de hoje, graças ao bocal de vapor e a uma grande variedade de cápsulas é possível criar uma variada gama de café que inclua leita como é o caso de cappuccinos, lattes e macchiatos. Algumas máquinas permitem até criar chocolate quente e chá, pelo que deve procurar saber a que melhor se adequa aos seus gostos.

Máquina de Cáfe de Cápsula

As máquinas de expresso de cápsulas usam cápsulas de café seladas a vácuo que mantém o sabor durante mais tempo. As máquinas utilizam um sistema de pressão para fazerem passar água através das cápsulas e produzir o café. São compatíveis com vários aromas e outro tipo de bebidas.

Máquina de Cáfe Manual

Usam café moído vendido em pacote, pastilhas ou grão, posteriormente preparado num moinho de café para oferecer o mais envolvente e prolongado café. Pode tirar um ou dois cafés em simultâneo e em alguns modelos é possível tirar cappuccinos.

Máquina de Cáfe Automática

Todo o aroma e sabor do café de moer com apenas o toque de um botão. Pode personalizar todas as funções para obter o melhor café expreso. Se o modelo tiver um depósito para leite, é possível obter um cappuccino ou latte machiatto.

Máquina de Café a Filtro

Tem uma maior capacidade para preparar café de uma só vez do que as outras máquinas, podendo conseguir tirar entre uma a dez chávenas de café.

>

2º - Qual a quantidade de café que pretende fazer?

Para os verdadeiros fãs de café, uma máquina que consiga fabricar um café perfeito é uma mais-valia. No entanto, para encontrar a máquina de café perfeita para si é necessário perceber qual a melhor máquina que se adequa ao seu consumo. A capacidade do depósito de água é importante para definir a quantidade de cafés que vai tirar. Para quem não passa o dia sem beber pelo menos um café, um depósito de água até um litro pode ser ideal. Já para quem pretende tirar vários cafés por dia o depósito de água terá que ter uma capacidade superior. Para quem pretende uma máquina que permita um consumo elevado de café, pode ver um detrimento na qualidade uma vez que as máquinas mais adequadas para este consumo são as máquinas de café a filtro. Por isso mesmo, saber qual a quantidade diária de café que vai tirar é também uma ajuda na altura de escolher a mais indicada. Já no caso de pretender tirar dois cafés em simultâneo as máquinas aconselhadas são as máquinas de café manuais ou automáticas, uma vez que as máquinas de café a cápsulas ainda não permitem esta opção.

1 chávena por dia
Ideal

Máquinas de Café a Cápsulas



2 a 5 chávenas por dia
Ideal

Máquina de Cáfe Manual / Máquina de Cáfe Automática / Máquinas de Café a Cápsulas

Mais de 6 chávenas por dia
Ideal

Máquina de Café a Filtro



3º - Outras características importantes a considerar

O sistema de aquecimento por termobloco permite aquecer água até uma temperatura ótima para conseguir criar um café perfeito. Para tal é importante que a água esteja aquecida entre os 90ºC e os 92ºC de forma a conseguir saborear a sua bebida. Verificar a potência da máquina é outro aspeto que deve considerar. Isto porque quanto maior for esta característica, mais rapidamente poderá beber o seu café. Uma potência superior está preparada para aquecer a água numa questão de segundos. É necessário gastar um pouco mais de energia, no entanto tem benefícios mensuráveis.
Outra característica que não deve descurar é a conveniência. Se pretende beber um café antes de sair de casa, uma máquina rápida e fácil de usar pode ser a ideal para si. Neste sentido, as máquinas de cápsulas e manuais podem ser as que se adequam ao que procura. Porém, se pretende uma máquina para saborear toda a intensidade do café uma máquina de café automática é o que está à procura.
A limpeza e a manutenção da máquina são outros pontos que não deve esquecer antes de comprar este equipamento. Máquinas que criam facilmente resíduos causam efeitos adversos como a avaria da máquina e afetam o sabor do café. Por isso é importante que perceba o processo de limpeza da máquina e qual o nível de manutenção que precisa.

Produtos Comparados

Limpar Tudo