Dicas para escolher uma Impressora

Seja porque precisa de um documento impresso ou porque pretende guardar fisicamente as fotografias das últimas férias, uma impressora pode ser um equipamento indispensável. A qualidade e o tipo de impressora que precisa pode variar consoante as suas necessidades. Mas na Worten pode encontrar uma grande variedade de impressoras a jato de tinta, laser, portáteis e dedicadas à impressão de fotos. Para perceber qual a melhor impressora para o que necessita fique a conhecer os conselhos Worten.

1º - Qual o tipo de impressora que melhor se adequa ao que procura?

Na altura de escolher uma impressora para si deve definir as suas necessidades. Se pretender uma utilização mais adequada à sua casa, tirar partido dos benefícios de uma impressora que consiga imprimir desde trabalhos de casa a fotos é um ponto bastante importante. Nestes casos deve também verificar a possibilidade de leitores de cartões de memória, capacidade de Wi-Fi e outras características que permitam a rápida partilha de ficheiros. Se está à procura de uma impressora para o seu negócio e precisa de digitalizar documentos e enviar documentos em cores vivas, uma impressora a jato de tinta multifunções pode responder a todas as suas necessidades. Mesmo que utilize vários dispositivos para gerir os assuntos da sua empresa, uma impressora que possibilite a impressão através de dispositivos mobile também pode ser uma mais-valia.
Um equipamento que consiga imprimir em grandes formatos, como posters, flyers ou folhas de cálculo para uma apresentação é também uma boa aposta. Já se pretende fotografias que possam rivalizar com as que pode imprimir em lojas de fotografia, verifique as impressoras dedicadas à impressão de fotos. Para os estudantes que procuram uma impressora para ajudar nos seus trabalhos, como a impressão de relatórios ou teses, uma impressora a laser é a ideal. Estas impressoras estão equipadas para manusear páginas de texto e de imagens detalhadas. Além disso existem ‘apps’ que podem enviar os documentos para a sua impressora de casa, mesmo que esteja numa biblioteca, aula ou sessão de estudo. Para este tipo de equipamento é importante verificar a possibilidade de impressão via Wi-Fi.

Jato de Tinta

Permite a impressão detalhada de gráficos ou documentos de texto. É ideal para uma utilização esporádica.

Laser

Estas impressoras permitem uma rápida impressão a um custo reduzido. São ideais para uma utilização recorrente, especialmente de muitos documentos.

Multifunções

Incluem a possibilidade de imprimir, fotocopiar e digitalizar. Podem existir a jato de tinta ou a laser.

Fotos

Dedicado a fotógrafos que precisam de imagens de alta qualidade semelhante à qualidade que teria numa máquina de impressão profissional, mas a um custo mais baixo.

>

2º - Que características devem influenciar a sua escolha?

Tanto as impressoras de jato de tinta como as impressoras a laser imprimem em vários tamanhos e possuem tabuleiros que suportam até 100 folhas de papel. As impressoras com múltiplas bandejas conseguem suportar mais páginas pelo que permitem reduzir a quantidade de vezes que tem que encher o tabuleiro. A impressão na frente e no verso da folha, também chamada de impressão duplex é igualmente possível em algumas impressoras, pelo que se está interessado nesta característica deve igualmente procurá-la na escolha do equipamento. Enquanto está à procura da melhor impressora para as suas necessidades deve procurar saber qual a velocidade da impressão. Se encontrar as siglas PPM (Página por minuto) ou CPM (Cópia por minuto) fica a conhecer a rapidez da impressora. Quanto maior o número de páginas, mais rápida será a impressora. Porém, se está à procura de uma impressora para fotografias irá encontrar a sigla IPM (Imagem por minuto) que segue o mesmo princípio. Se pretende utilizar cartões de memória ou pen USB é importante que encontre uma impressora que suporte a leitura destes formatos. Este tipo de impressão permite aceder, editar e imprimir rapidamente todos os seus documentos sem ser necessário utilizar um computador.

3º - Impressão via Wireless

A impressão via Wi-Fi é uma possibilidade se pretende partilhar a sua impressora com vários computadores. Ao utilizar o Wi-Fi, pode imprimir através do portátil ou desktop situados em diferentes locais. Esta característica é bastante útil se possui um portátil e pretende ter alguma liberdade. Além disso reduz a quantidade de cabos ao longo do seu portátil. O resultado desta opção é permitir a impressão de qualquer local da sua casa, permitindo a toda a família a utilização da impressora.

Produtos Comparados

Limpar Tudo