Dicas para escolher uma Fritadeira

Batatas fritas, aros de cebola, panados, rabanadas ou donuts são alguns dos pratos que pode preparar com uma fritadeira. Fritar comida não é uma tarefa fácil, visto que envolve que o óleo atinja a temperatura certa para que os alimentos apresentem uma textura crocante e suculenta. Com novas alternativas mais saudáveis, escolher uma fritadeira pode não ser tarefa fácil. Conheça os pontos que deve considerar na escolha de uma fritadeira.

1º - Qual a melhor fritadeira que se adequa ao que procura?

Na Worten pode encontrar três tipos diferentes de fritadeiras: convencional, baixo teor de gordura e semiprofissional. Cada uma destas fritadeiras apresenta as suas vantagens. Por exemplo, a fritadeira convencional é aconselhada para quem opta poucas vezes por alimentos fritos. Por ter pouca capacidade para os alimentos, esta fritadeira é ideal para quem cozinha para poucas pessoas. Já a fritadeira semiprofissional é indicada para quem não passa sem comer fritos. Por ter uma maior capacidade para os alimentos, consegue fritar simultaneamente uma maior quantidade.


Convencional

Indicada para quem não cozinha regularmente comida frita. Por ter uma capacidade para alimentos menor, deve cozinhar pequenas quantidades de cada vez.

Baixo Teor de Gordura

Por utilizar uma pequena quantidade de óleo é aconselhável para quem prefere comida saudável. Os alimentos fritos nestes equipamentos mantêm a crocância e suculência das fritadeiras ditas normais.

Semiprofissional

É a melhor fritadeira para quem não consegue passar sem comida frita. Por ter uma capacidade para alimentos maior, pode cozinhar quantidades maiores de comida simultaneamente.

Mas se a saúde é o mais importante para si, a melhor opção são as fritadeiras com baixo teor de gordura. Enquanto que as restantes fritadeiras utilizam o mergulho em óleo a alta temperatura para fritar os alimentos, nas fritadeiras com baixo teor de gordura apenas é colocado uma colher de sopa de óleo, aproximadamente. Seguidamente, o ar e o óleo são sobreaquecidos e permitem recriar o efeito da fritura nos alimentos. Estas fritadeiras por utilizarem menos óleo são consideradas mais saudáveis. Além disso, são normalmente mais fáceis de usar e lavar.

2º - Verifique a capacidade de óleo e de alimentos

Se procura uma fritadeira convencional ou semiprofissional é importante que verifique a capacidade de óleo e de alimentos antes de finalizar a sua compra. Isto porque quanto maior for a capacidade do óleo, maior será a capacidade para fritar alimentos. Esta premissa é imperativa para quem pretende realizar bastantes pratos que envolvam a fritadeira. Para quem procura uma fritadeira para cozinhar alimentos fritos ocasionalmente, deve optar por uma que tenha uma menor capacidade de óleo. No caso das fritadeiras com baixo teor de gordura, esta questão não se impõe visto que a quantidade de óleo utilizada é muito pouca. No entanto, deve verificar a capacidade de alimentos que pode fritar ao mesmo tempo.

3º - Tenha em conta a segurança

Por manterem a temperatura do óleo entre os 160º e os 185º graus, é importante que conheça algumas características da fritadeira para evitar queimaduras ou outros acidentes. A primeira é o termostato. Esta opção permite saber a que temperatura está o óleo e se é seguro colocar os alimentos na fritadeira ou retirar o óleo no fim da utilização do equipamento. Verifique também se uma das características da fritadeira é a opção de paredes frias. Esta função permite que a fritadeira não aqueça demasiado mantendo a temperatura uniforme no exterior. Já a janela de visualização permite acompanhar o processo de cozedura sem ter que abrir o equipamento. O cesto onde coloca os alimentos também deve ser amovível para facilitar a colocação da comida no óleo. Existem ainda fritadeiras que se desligam automaticamente assim que o óleo atinge temperaturas elevadas não recomendadas, de forma a proteger quem utiliza este aparelho.



4º Informe-se sobre o tipo de limpeza

Limpar uma fritadeira pode não ser uma tarefa fácil. Alguns modelos permitem retirar as partes laváveis na máquina de loiça de forma a tornar o processo mais fácil. Contudo, o ponto mais importante a considerar é a maneira como vai retirar o óleo usado. Existem modelos que oferecem a possibilidade de escoamento do óleo através de um departamento removível, tornando assim mais simples retirar o óleo utilizado. Informe-se também se o filtro da fritadeira é removível e lavável, de forma a manter o óleo que utiliza limpo.



Produtos Comparados

Limpar Tudo