Dicas para escolher um Ferro de Engomar

O ferro de engomar é um dos pequenos eletrodomésticos essenciais para ter em casa. Apesar de todos os ferros de engomar serem desenhados com o mesmo objetivo em mente, existem características que os diferenciam e facilitam a tarefa de passar a ferro. A escolha do melhor ferro para si, depende das vezes que está a pensar em utilizar o equipamento pelo que este deve ser uma das características a ter em conta.

1º - Ferro a vapor ou ferro com caldeira?

Este é uma das primeiras escolhas a fazer e que vai definir o tipo de características que deve procurar no ferro de engomar. Por ser mais limitado no que toca à capacidade de fabricar vapor, o ferro a vapor é mais indicado para quem passa pouco tempo a passar a ferro. Já por ter uma capacidade de reservatório maior e por isso uma maior capacidade para o jato a vapor, o ferro com caldeira é aconselhado para quem passa muita roupa a ferro.

2º - Capacidade do reservatório

Independentemente de escolher um ferro a vapor ou um ferro com caldeira, uma das características mais importantes a verificar é a capacidade do reservatório de água. Quanto maior for a capacidade do depósito de água, menos tempo irá despender a enchê-lo e a esperar pela produção do vapor. Além disso, o sistema de vapor também será constante. Para saber o nível de água opte por um ferro onde o reservatório seja transparente ou que tenha um indicador do nível de água, de forma a que a monitorização seja mais fácil. Ferros a vapor com uma capacidade de 300 ml e ferros com caldeira com capacidade de 1.5 L são os mais aconselhados.

3º - Sistema anticalcário

Devido à quantidade de vapor produzida pelo ferro, o calcário pode começar a aparecer na base do seu ferro. A grande parte dos ferros de engomar já incluem um sistema anticalcário, mas existem alguns onde ainda não é possível encontrar este sistema. Com o passar do tempo, o calcário começa a aparecer, bloqueando o vapor e reduzindo a produção de calor no ferro de engomar. Este problema é ainda mais rápido nos ferros onde não existe sistema anticalcário, pelo que deve considerar optar por um que possua esta característica. Em opção, pode também escolher resolver o calcário do ferro de engomar com a ajuda de descalcificadores.



4º - Material da base

Também o material da base do ferro de engomar é bastante importante. A base é o que irá estar entre o ferro e a sua roupa, pelo que deve deslizar e não aderir ao tecido. O material da base deve ajudar a proteger o tecido e torna a passagem da roupa mais fácil e rápida. Os ferros de engomar podem ter diferentes materiais na base e cada um apresenta as suas vantagens.

Alumínio

Normalmente é encontrado nos ferros mais básicos. Pode tornar-se um pouco aderente ao longo do tempo, o que causa vincos na roupa à medida que vai passando a ferro.

Revestimento Antiaderente

Raramente se torna aderente uma vez que desliza facilmente na roupa, evitando vincos à medida que vai engomando.

Inox

Move-se pelo tecido de forma suave e espalha o calor pela base uniformemente. Tenha atenção, uma vez que o inox tem tendência a riscar botões ou fechos.

Cerâmica

É uma boa alternativa ao inox visto que é resistente, mantém uma superfície antiaderente e espalha bem o calor.

>

5º - Jato de vapor e pressão

A forma de atuação do ferro de engomar, também vai depender da sua potência, isto é, da forma como produz e gere o calor. Normalmente, quanto maior a potência, maior o calor gerado. Ferros com cerca de 2000W de potência ou superior são os mais adequados para a tarefa regular de engomar. Além disso, a quantidade de vapor também influencia a facilidade de passar a ferro. O vapor relaxa e humidifica as fibras do tecido, tornando mais fácil a remoção de vincos. Quanto maior o jato de vapor, mais fácil se torna o processo de engomar. Outro ponto a verificar é a pressão. Os bons resultados de passar a ferro, não se baseiam apenas no jato de vapor, mas também na facilidade de entrada do vapor no tecido. Um ferro com pressão produz o dobro de vapor de um ferro a vapor. Por manterem a pressão ao longo da tarefa, conseguem remover mesmo os vincos mais difíceis o que reduz o tempo que pretende dedicar à tarefa. Lembre-se, contudo, que quanto maior a pressão, mais fácil se torna passar a ferro e menos tempo dedica a esta tarefa.



Produtos Comparados

Limpar Tudo