Dicas para escolher uma Cave de Vinhos

Uma cave de vinho é destinada a quem aprecia vinho e gosta de manter uma boa coleção desta bebida. E por isso escolher um equipamento que se adeque ao tamanho do seu repertório é bastante importante. Manter o vinho nas condições certas assegura que a maturação é feita de forma apropriada, e por isso poderá apreciar da melhor forma um copo de vinho. Conheça então as principais características a ter em conta na altura de escolher uma cave de vinho.

1º - Tamanho e capacidade

Enquanto compara qual o melhor modelo para si, é importante que tenha em conta a sua coleção de vinho. É ela que vai definir o espaço que precisa dentro da cave de vinho e determinar o tamanho do equipamento. É possível encontrar nas lojas Worten caves de vinho com espaço para quatro garrafas e por isso com um tamanho inferior. Mas também é possível satisfazer repertórios maiores e encontrar caves de vinho com espaço para mais de 100 garrafas. Neste caso, o equipamento é semelhante a um frigorífico. Como nem todas as garrafas são iguais é importante que verifique se o equipamento que pretende tem espaço disponível para a sua coleção.

2º - Temperatura

Tal como a capacidade, é igualmente importante perceber o tipo de temperatura possível de forma a manter a qualidade do vinho. As caves de vinho com uma única temperatura são aconselhadas para o armazenamento a longo prazo de um tipo de vinho, devido à temperatura constante do aparelho. Estas caves de vinho são ideias para colecionadores de vinho uma vez que, idealmente, o vinho deve ser guardado a 12ºC e com uma humidade relativa entre os 55-75% para uma maturação apropriada. As caves de vinho com refrigeração dual oferecem duas temperaturas e são ideias para quem aprecia mais do que um tipo de vinho. Este equipamento permite acomodar simultaneamente vinho tinto e vinho branco, mantendo-os nas condições certas. Saiba ainda que a temperatura ideal para servir um vinho branco situa-se entre os 7 e os 10ºC, enquanto que o vinho tinto mantém as condições certas quando é servido entre os 10 e os 18ºC. Já o champanhe deve ser servido frio com uma temperatura entre os 6 e os 11ºC e o vinho rosé entre os 7 e os 13ºC.

3º - Vidro da porta

A grande maioria das caves de vinho possui uma porta de vidro de forma a poder mostrar o seu vinho aos seus convidados. Mas lembre-se que é imperativo proteger o seu vinho dos raios UV. Daí que esta também deva ser uma característica a ter em conta na altura de escolher a melhor cave de vinho para si. As caves de vinho com uma porta de vidro resistente a raios UV protegem o vinho do impacto da luz do sol. Pode também optar por um modelo em que a porta seja mais sólida de forma a prevenir a insulação, no caso de não quiser optar uma cave de vinho com porta de vidro.

4º - Humidade

O seu vinho deve estar armazenado com uma temperatura correta, mas também em condições de humidade ideias. O armazenamento muito seco seca a cortiça da rolha. Já demasiada humidade permite a criação de bolor. Por isso mesmo, é necessário verificar qual o nível de humidade presente de forma a não estragar o seu repertório de garrafas de vinho. Muitos das nossas caves de vinho oferecem a possibilidade de controlar a humidade e a ventilação. Outros modelos vão mais longe permitindo a utilização de filtros e de refrigeração ventilada de forma a recuperar rapidamente a temperatura interior e a diminuir a possibilidade de maus odores. No entanto, deve colocar a sua cave de vinho numa área com uma temperatura consistente de forma a manter a eficácia do equipamento.

5º - Vibração

É essencial manter o vinho quieto enquanto vai envelhecendo. A vibração permite a libertação de sedimentos na garrafa, afetando o tanino que define o sabor, a cor e o corpo do vinho. A vibração excessiva e o movimento podem estragar o vinho, por isso deve considerar adquirir uma cave de vinho com um sistema anti vibrações incorporado no compressor ou na estrutura da refrigeração que protege o vinho.

Produtos Comparados

Limpar Tudo