Dicas para escolher Aspiradores

Para escolher o aspirador que melhor se adequa ao que procura é importante conhecer as características mais importantes. Os aspiradores sem saco são mais fáceis de limpar e normalmente vêm com proteção anti-bactérias o que reduz a criação de pó e conteúdos alergénicos. Já os aspiradores com saco são indicados para quem sofre de alergias ou sensibilidade ao pó, uma vez que a acumulação é feita num saco que pode ser deitado fora assim que estiver cheio. Se está à procura de um aspirador, conheça as principais características a ter em conta.

1º - O Tamanho

No que toca a escolher aspiradores, existem vários modelos por onde pode escolher. Atualmente pode encontrar muitos tipos diferentes de aspiradores: os aspiradores com saco, aspiradores sem saco, aspiradores robot, aspiradores verticais, aspiradores de água ou de limpeza. Se procura um aspirador com uma maior potência pode optar pelos aspiradores mais clássicos com saco ou sem saco por se adaptarem facilmente a todos os cantos da casa, por terem um raio de ação e autonomia maiores.

Se tem pouca vontade ou tempo de se dedicar a limpar a casa, um aspirador robot pode ser a melhor alternativa para o seu caso. O aspirador robot é autopropulsionado e programável, facilitando o seu trabalho. Estes robots utilizam sensores para evitar obstáculos e escadas e conseguem limpar por debaixo da mobília. São ideais para casas pequenas que precisam regularmente de ser limpas.
Os aspiradores verticais são bastante eficazes na limpeza de pelos de animais e tapetes devido à escova turbo incorporada. Alguns dos modelos disponíveis na Worten têm a tecnologia “2 em 1”, o que permite desprender o depósito do corpo e funcionar como se de um mini-aspirador se tratasse. Também os aspiradores de água podem ser considerados aspiradores sem saco, uma vez que possuem um depósito de água que permite conservar o pó e outras partículas. São igualmente aconselhados a quem sofre de alergias, uma vez que não existe contacto com os detritos.


Aspirador Robot

Para quem tem falta de tempo, os aspiradores robot podem ser a solução. São indicados para quem gosta de manter a casa limpa todos os dias.

Aspirador Vertical

São normalmente aspiradores sem fios e podem incluir um mini aspirador. Permitem uma maior autonomia na altura de aspirar.

Aspirador de Água

Bastante semelhantes aos aspiradores clássicos, possuem um depósito de água que funciona como filtro.

Aspirador com Saco

Permitem limpar com eficácia o pó das alcatifas e tapetes devido à sua potência.

Aspirador sem Saco

Semelhantes aos aspiradores com saco, por terem um potência semelhante permitem uma limpeza mais eficaz.

>

2º - Potência

Os aspiradores com saco e sem saco permitem limpar com eficácia o pó das alcatifas e tapetes, utilizando para isso uma potência entre 800 e os 2000 watts e um elevado débito de ar. Tenha em conta que a potência elevada de um aspirador não significa que o ruído irá também ser superior. Os aspiradores com saco têm um nível sonoro que se situa entre os 76 e os 80 decibéis e muitos deles incluem ainda isolamento acústico e uma opção mais silenciosa, conseguindo assim reduzir ainda mais o ruído. Também o fluxo do ar e o design podem influenciar o poder de sucção.

3º - Filtro

Para quem é sensível ao pó, ao pelo dos animais ou ao pólen o filtro do aspirador é importante para prevenir reações alérgicas. Os filtros HEPA são os mais indicados por removerem partículas como o pó ou alergénicos do ar. Alguns modelos possuem um filtro que precisa de ser removido regularmente. Uma boa regra para se guiar é alterar o filtro a cada seis meses. Contudo, já existem aspiradores onde o filtro é reutilizável. Assim, pode remover e limpar e filtro e voltar a utilizá-lo mais rapidamente. Existem vários tipos de filtros:

Filtros por etapa

Normalmente variam entre três a sete etapas. Os mais típicos possuem um filtro de quatro etapas que compreende um saco duplo, um filtro entre o saco do pó e o motor e um filtro final.

Filtros inalteráveis

Não precisa de alterar o filtro durante o ciclo de vida do aspirador (normalmente entre sete a dez anos).

HEPA

Também conhecidos como filtros classe S, retém até à mais pequena partícula causadora de alergia.

Filtros de carvão

Os filtros de carvão removem qualquer tipo de cheiro, pelo que são aconselhados para quem tem animais.

4º - Tipo de Saco

No caso dos aspiradores com saco, a qualidade do saco é tão importante como o filtro para garantir a limpeza da sua casa. Neste caso, é aconselhável que opte por sacos sintéticos em vez dos sacos de papel. Além de serem mais ecológicos, são também bastante económicos por serem laváveis. Por serem sintéticos, o ar circula melhor o que impede o entupimento. Deve também substituir ou lavar o saco sempre que está dois terços cheio. É normalmente a perda de sucção ou o indicador luminoso do aspirador que dão a indicação da substituição do saco.

5º - Outros pontos a considerar

Para quem tem animais é importante ter um bom aspirador para conseguir remover totalmente todo o pelo. Alguns modelos clássicos são específicos para este propósito, conseguindo remover o pelo de animal dos tapetes acabando até por conseguir remover os maus odores. Estes aspiradores utilizam uma combinação de escovas em alta velocidade para aumentar o poder sucção.
Normalmente os aspiradores podem também incluir acessórios que podem ser utilizados para tarefas específicas. É comum os aspiradores clássicos incluírem um bico que permite aspirar entre ou atrás da mobília ou em locais mais apertados. Outros aspiradores trazem também acessórios destinados à aspiração de estofos o que permite limpar o sofá ou outros assentos de forma mais gentil.

Produtos Comparados

Limpar Tudo