LP, EP, Compacto ou simplesmente Disco tiveram o seu auge de sucesso até aos anos 90. A cassete, o cd, e agora o digital foram os seus percursores, passando os discos durante mais de 20 anos restritos apenas aos colecionadores. Porém, mundialmente começou a assistir-se a um renascimento do clássico vinil, um revivalismo que tem voltado pelas mãos de DJs, de saudosistas e de verdadeiros apreciadores de música. Fica a conhecer todos os cuidados e dicas a tomar se queres participar nesta imersiva experiência de som.
Os discos gravados existem desde os anos 1900, no entanto estas primeiras versões giravam a cerca de 78 RPM (rotações por minuto) e eram feitas em discos de goma-laca e, por isso, muito barulhentos. É em 1948 que surge o primeiro disco de vinil produzido pela Columbia Records, e que se tornou no padrão industrial, o conhecido LP de 12 polegadas, que gira 33 RPM. Mais tarde a RCA Records lançou o formato single, de 10 polegadas, que gira também a 33 RPM.
Os discos de vinil são feitos de um plástico chamado vinil (normalmente PVC), de cor preta, que permite uma gravação analógica, mecânica, que é depois reproduzida através de um gira-discos. As ranhuras gravadas no disco de vinil conduzem a agulha do gira-discos, transformando a sua vibração em sinal elétrico, que após ser amplificado pelo gira-discos, é transformado em música. A “naturalidade” do vinil deve-se a permitir ouvir harmónicos, frequências sonoras mais altas e mais baixas, ecos, batidas graves, espacialidade do som e um som mais “encorpado” e grave.
Apesar de ser possível combinar as polegadas de um vinil com os RPM, há basicamente quatro tipos clássicos de vinil:
LP: abreviatura de Long Play (conhecido como 12 polegadas, com 31 cm de diâmetro, e rotação de 33 RPM), é o padrão standart da indústria. Possui capacidade de cerca de 20 minutos de música por lado (40 na totalidade). É o formato utilizado normalmente para a comercialização de álbuns completos. Quando as bandas ultrapassam o tempo de um LP (40 minutos), assiste-se à adoção de um LP duplo.
EP: abreviatura de Extended Play (conhecido por 10 polegadas, com 25 cm de diâmetro e 33 RPM). Possui capacidade de cerca de 8 minutos de música por lado. O EP contém normalmente cerca de quatro faixas.
Compacto ou Single: abreviatura de Single Play (conhecido por 7 polegadas, 17 cm de diâmetro e 45 RPM). Possui capacidade de cerca de 4 minutos por lado. Como o nome indica era utilizado para a difusão de músicas antes de um álbum ser lançado.
Maxi: abreviatura de Maxi Single. Disco com 35 cm de diâmetro que é tocado a 45 RPM. Possui capacidade de cerca de 12 minutos por lado.