
Objetivas
As objetivas das máquinas fotográficas reflex são intermutáveis, o que significa que podes utilizar várias objetivas para conseguir os resultados que pretendes. Estas distinguem-se tendo por base a sua distância focal, ou seja, quanto a objetiva pode aproximar-se ou distanciar-se do objeto capturado.
A objetiva grande angular faz parecer que os objetos estão mais distantes e permite incluir mais definição na estrutura da imagem, tornando-a essencial para fotografias a paisagens ou arquitetura.
Objetivas para tirar fotos a grandes distâncias permitem igualmente fazer zoom a objetos que estejam longe mantendo a qualidade da imagem, tornando-as ideais para fotografias de vida selvagem ou eventos desportivos. Para isto, deves procurar objetivas que possuem estabilizadores de imagem e focagem mais silenciosa para resultados mais precisos para zoom total.
As objetivas fixas, tal como o seu nome indica, têm uma focagem fixa pelo que são aconselhadas para retratos, uma vez que deixam entrar a luz e conseguem produzir imagens com um fundo mais leve transmitindo mais profissionalismo.
Outros efeitos visuais podem ser obtidos com as objetivas olho de peixe ou macro o que permite criar perspetivas únicas. Sabe ainda que a abertura mínima e máxima também é um fator essencial para a qualidade de imagem. As objetivas com a classificação f/2.8, f/1.8 e mais pequenas permitem que entre mais luz, ajudando o sensor de imagem a capturar mais detalhes. Uma abertura maior permite conseguir fundos mais leves.