A decisão de ter um gato, embora possa parecer à partida mais fácil do que optar por um cão, não pode ser igualmente tomada de ânimo leve. É verdade que não é necessário levar o gato a passear à rua, mas os gatos são animais que exigem também cuidados muito específicos. A sua descendência felina faz deles animais domésticos um pouco mais independentes e autónomos, mas não quer isso dizer que dispensam a companhia dos seus donos. São pouco dependentes de rotinas do dia-a-dia, mas bastante territoriais e sensíveis ao stress.
Há gatos, em idade adulta, mais afetuosos e que procuram mais a companhia dos donos do que outros. Tudo depende dos hábitos que lhe impões enquanto este é pequenino, mas muito advirá da sua personalidade.
São, por natureza, animais misteriosos e faz parte do seu instinto terem alguns esconderijos em certas zonas da casa. Conta com uma relação afetuosa, mas dependente da vontade do teu gato para amar.
Por serem bastante territoriais, em situações de ausência mais prolongada, é sempre preferível optar por alguém ir tratar do teu gato a casa do que retirá-lo do seu território.
A permanência em casa faz com que os gatos sejam um pouco sedentários. Uma alimentação adequada e regrada é fundamental para que o teu gato não fique obeso. A comida húmida tem mais gordura do que a ração seca, no entanto, é fundamental comparar os rótulos para fazer a escolha mais saudável.
Mais do que com a comida, é conhecida e elevada exigência dos gatos com os bebedouros. Se queres evitar que o teu gato beba pouca água ou beba das torneiras, inviste num bom bebedouro automático que mantenha a água sempre em movimento. Visita já área de Alimentadores e Dispensadores para animais da Worten e faz a melhor escolha.