Cuidados para ter um Cão

Queres ter um Cão?

Conhece os cuidados necessários


Ter um animal de estimação é uma decisão que deve sempre ser tomada em família, uma vez que a chegada de um novo membro irá representar alterações significativas na vida e na rotina de todos.


Se estivermos a falar de um cão, essas alterações são ainda maiores, uma vez que se trata de um animal de estimação que requer cuidados específicos, como ir à rua ou atenção extra para brincar.


Um cão vive, em média, 10 a 13 anos, sendo que algumas raças podem viver até aos 18 anos.É mesmo um compromisso a longo prazo que requer tempo e paciência.


Vamos ver o que precisas para tratar do teu patudo?



/i/9003eef21262369126b8809cfd147315a26e9c96

Tempo

Prepara-te para passar muito tempo com o teu bicho


É fundamental perceber primeiro que tipo de cão se adequa mais ao teu estilo de vida, para evitar inadaptações de ritmos, experiências desagradáveis e um eventual abandono.


Um cão é um ser sociável por natureza que necessitará de ir à rua ao longo de toda a sua vida. Existem raças mais enérgicas para as quais o “ir à rua” representa muito mais do que ir fazer as necessidades. Por isso, caso não tenhas tempo ou paciência para longos passeios ao ar livre, opta por raças menos enérgicas.


Tem igualmente em conta que um cachorrinho vai exigir mais tempo que um cão adulto, por ter de ser treinado. No entanto, um cão continua a precisar de regras e limites ao longo de toda a sua vida.



/i/f28495f34f6e4c25abfc83a54aa79d03117e0ade

Primeiro passo - de onde vem

Onde podes arranjar um cão?


Sempre que possível, deves tentar adotar o teu próximo animal de estimação de uma instituição da tua área de residência. Existem inúmeros patudos, de todas as idades, à espera de uma familía e, se lhes deres oportunidade, tornar-se-ão companheiros ideais para todas as aventuras.


No entanto, se estás à procura de uma raça específica, opta sempre por criadores de confiança que possam garantir a saúde do teu patudo, principalmente a partir de testes genéticos. Certas raças têm maior propensão a certas doenças - Pastores Alemães e displasia da anca, Labradores e obesidade, ou Cocker Spaniels e infeções nas orelhas, por exemplo.



/i/70ec4190a598d400a4fd322daff131175539ed0d