Como Tornar e Manter o Smartphone mais Seguro

Dicas para tornares o teu smartphone mais seguro


É provável que estejas a ler este artigo no teu smartphone. E se o estás a ler no computador, apostamos que estás ao mesmo tempo a ver stories, a ouvir música ou a ler notícias no telemóvel. Acertámos?


Quase toda a gente à nossa volta tem um smartphone,e passa grande parte dos dias a olhar para ele. Temos lá quase toda a nossa vida: calendário, mensagens, e-mails, fotografias, documentos, passwords, contas bancárias….a lista é enorme e por isso mesmo devíamos dar mais atenção à segurança e proteção destes aparelhos essenciais para o nosso quotidiano.



/i/98f6ff38d3476ba7dc8468771cbd2dbdb72c763f

Como podes tornar o teu smartphone mais seguro


Se não pensas muito em como proteger o teu smartphone, há pequenas coisas que podes fazer para tornares o teu telemóvel mais seguro e que não te roubam muito tempo ou paciência.


Mantém o teu sistema operativo atualizado


Aquelas notificações de atualizações de sistema que nos chateiam mais vezes do que gostaríamos são, na verdade, lançadas para melhorar a segurança e perfomance do telemóvel. Muitas vezes não fazemos logo o download por preocupação com o espaço que irão ocupar, o impacto que terão na bateria ou simplesmente porque não nos apetece lidar com aquela atualização. No entanto, deve-se fazer o download assim que a atualização fica disponível, tanto em iOS como em Android, porque normalmente elas vão proteger o teu smartphone de vulnerabilidades ou bugs recentemente descobertos.



/i/efee4584067a7cb0891404990db6cb571f662a5e

Usa passwords e códigos


Esta dica pode parecer muito óbvia, mas um surpreendente número de pessoas não têm uma password a proteger os seus telemóveis. Um estudo de 2017,mostra que mais de um quarto dos inquiridos (28%) não usa qualquer tipo de bloqueio. Ao não fazer isto, o teu telemóvel torna-se obviamente mais apetecível para ladrões mas também mais fácil de aceder para qualquer pessoa que queira “bisbilhotar”. E em relação à dica anterior, o estudo também revela dados interessantes: cerca de 40% das pessoas que usam smartphones só os atualiza quando é conveniente. Ao mesmo tempo, uma em cada 10 pessoas nem sequer atualiza o seu telemóvel de todo (14%) ou as apps do smartphone (10%). Por isto mesmo, o melhor é mesmo usares um código ou impressão digital para bloqueares o teu telemóvel e atualizares o sistema operativo assim que possível.


Cuidado com as apps


Das mais úteis às mais divertidas, as apps são parte integral dos smartphones. No entanto, há que ter alguns cuidados. É através da publicidade que a maioria das apps faz dinheiro e é assim que os developers colecionam informação sobre os utilizadores para depois apresentarem informação personalizada. Lojas oficiais da Apple, do Android ou da Google testam as apps que disponibilizam para que a oferta seja segura, no entanto não verificam apps de terceiros. É através destes casos que vírus ou malwares podem ser instalados e obter dados importantes, por isso evita usares apps não oficiais e tem sempre cuidado com os banners de publicidade.



/i/4b5d8b2c9999ff2e80db391254cf8a77218fae17