O verão está a chegar aos poucos, mas para quem tem casas quentes o calor já se faz sentir. Para passar bem os dias e, mais importante, as noites, é imperativo refrescar a casa. Seja com ar-condicionado ou através de técnicas mais caseiras, existem várias formas de fazer com que o termómetro baixe uns graus.
Durante o dia, e enquanto estás fora de casa, mantém as janelas fechadas e as cortinas corridas. Pode parecer uma sugestão óbvia, mas evitar a exposição direta do sol é o suficiente para causar um impacto significativo na temperatura interna da casa.
Durante o dia deixa as portas de casa fechadas, para impedires que o ar fresco escape dos quartos. Pelo contrário, durante a noite, quando as temperaturas estão mais amenas, mantém as portas abertas para que o ar circule.
Se tiveres um exaustor na casa de banho ou na cozinha, liga-o depois de tomares banho ou quando cozinhas, pois é a forma mais rápida de o calor e a humidade se dissiparem. A maneira mais fácil de causar este arrefecimento, ou se não tiveres um exaustor, é abrir uma janela logo a seguir.
A tecnologia pode ser uma grande aliada para aliviar o calor. Existem ventoinhas, colunas de ar e ar condicionado (podem ser fixos ou portáteis, dependendo da estrutura da tua casa). Enquanto uns aparelhos fazem o ar circular, outros climatizam - dependendo das tuas necessidades, haverá produtos mais ou menos indicados para te ajudar a combater as altas temperaturas.