É hora de trocar os fatos de banho, os chinelos e as toalhas por livros, canetas e trabalhos de casa. O verão está a chegar ao fim, o que para muitos significa voltar para a escola e, muitas vezes, algumas mudanças: um curso diferente, colegas novos, ou até mesmo uma mudança de escola. Nesta altura, tudo é motivo para despertar medo e ansiedade. Para garantires que o ano letivo corre bem, o melhor é mesmo ires bem preparado!
Ainda falta algum tempo para o grande dia, mas a expectativa só aumenta. Passas a noite agitado, sem dormir ou tens pesadelos com os piores cenários nos dias que antecedem o regresso às aulas? Tudo isso é normal, mas não deixes que a ansiedade te domine.
Todos nos lembramos do friozinho na barriga no primeiro dia de aulas. Como devem os pais e professores lidar com este regresso? Sabe tudo neste live show com a Diana Duarte, a Psicóloga Ana Santos e a Inês Vitória.
Não há mal nenhum em ter receio. Fala com os teus pais, irmãos ou amigos sobre os teus medos e inseguranças. Talvez eles tenham sentido o mesmo quando estavam na tua posição e, por isso, conseguem dar-te os conselhos certos e deixar-te mais seguro para o teu primeiro dia de regresso.
No final, o importante é ires mais confiante e seguro de que vais conquistar este regresso às aulas!
No teu quarto, ou em qualquer outra divisão da casa, arranja um espaço adequado para estudares e fazeres os teus trabalhos. Decora a tua secretária a teu gosto com todo o material importante à tua disposição. Compra canetas, marcadores, cadernos e todo o tipo de itens que te possam fazer falta. Um sítio que te faça sentir confortável ajuda a melhorar a tua produtividade e a sentires-te motivado para fazeres as tarefas da escola. Assim, os trabalhos de casa não custam tanto a fazer! Outra forma de ires preparando a tua cabeça para o regresso às aulas é fazeres uma lista com os materiais que precisas para o próximo ano letivo e comprar o que te falta. Calculadora Científica? Compasso? Estojo novo? Ter tudo a postos vai-te poupar dores de cabeça e ansiedade desnecessárias.