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Aprenda a ler os dados da sua pulseira fitness

Os dados são a base para conseguir atingir os seus objetivos de fitness mais rapidamente. Mas o que é mais importante olhar primeiro? As calorias queimadas? A distância percorrida? O número de passos ou a cadência? Aprenda a interpretar a diferente informação e atinja mais rapidamente os seus objetivos e melhore a sua condição física.

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COMO FUNCIONAM?

No sentido mais básico as pulseiras fitness/smartbands ou os relógios de fitness monitorizam a sua atividade diária. Quanto exercício faz num dia, o número de calorias que queima, o batimento cardíaco, o número de passos ou a qualidade do sono, entre outros. Além disso, funcionam como um parceiro de treino ou até PT uma vez que alguns possibilitam o estabelecimento de objetivos/metas e até seguir planos. Mesmo que não pratique exercício físico regularmente, estes aparelhos são um ótimo investimento para acompanhá-lo no seu dia a dia e ter uma ideia geral da sua saúde.

Pedómetro: para atingir metas diárias de movimentos

Se não tem tempo ou não gosta de fazer exercício físico saiba que monitorizar os passos que dá por dia é o primeiro passo para melhorar a sua condição física. Ao ter uma noção dos passos que dá pode estabelecer objetivos diários ou semanais para que se exercite e se desafie. Para maior precisão é indicado que insira algumas informações na smartband como altura, peso e idade.

Medidor Cardíaco: para melhorar a condição física

Um dos melhores desenvolvimentos dos aparelhos de fitness é a possibilidade de medirem os batimentos cardíacos. A maior parte das pulseiras fitness já permite medir o batimento cardíaco através do pulso sem necessidade de utilizar uma cinta incomoda à volta do corpo. Este indicador vai informar se está a realizar um exercício de baixa intensidade (50-60% do seu máximo), um exercício de cardio (70-80%) ou um exercício de alta intensidade (acima de 80%). Assim, quanto mais alto o batimento cardíaco mais alto é a queima de gordura. O desafio é a manutenção desse batimento cardíaco para a queima de mais calorias. Um dos treinos que funciona segundo este sistema é o Treino Intervalado de Alta Intensidade (HIIT) em que o objetivo é exercitar-se a 80% durante um curto período de tempo, levando o esforço e resistência ao extremo aumentando os batimentos cardíacos. Neste tipo de treinos, o aumento dos batimentos cardíacos conduz a uma maior queima de gorduras que se prolonga até quando o corpo já está em repouso.

Medidor de Calorias: para perder gordura

Para a manutenção, ganho ou perda de peso o controlo da ingestão de calorias é essencial. Só através de um maior número de calorias queimadas do que as ingeridas, criando um défice calórico, é que é possível obter resultados. É aconselhado o uso da sua pulseira de fitness diariamente e, para dados mais precisos, o ideal é emparelhar a smartband com um contador de calorias como o MyFitnessPal onde pode registar todos os alimentos que ingeriu. Assim pode fazer a contagem calórica cruzando os dados dos alimentos que ingeriu com as calorias que gastou. Mesmo que não tenha como objetivo perder peso é importante verificar o gasto calórico dos dias em que realizou exercício físico intenso. Desta forma, consegue perceber se ingeriu ou não comida suficiente para recuperar do desgaste físico. Os alimentos são combustíveis e, por isso, se o seu objetivo for ganhar peso necessita também de perceber a quantidade de comida que deve ingerir para o efeito, ou se quiser comer um doce basta consultar a sua smartband para perceber se ainda tem calorias livres para consumi-lo, não afetando assim os seus objetivos.

Medidor de Sono: para monitorizar o sono

É aconselhado que os adultos durmam oito horas diárias para uma noite de descanso. No entanto, dormir as oito horas diárias não é equivalente a uma boa noite de sono. Estes aparelhos de desporto ajudam-no a ter uma ideia do nível de sono que efetuou, identificando períodos mais turbulentos e dando para perceber se foi uma noite calma ou instável. Os dados podem ajudá-lo a associar noites instáveis e mal dormidas a acontecimentos do dia a dia para que tente eliminá-los ou minimizá-los.

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