A chegada da Primavera, do Sol e do calor torna esta a altura perfeita para fazeres a tua própria horta urbana.
Ao contrário do que aconteceu durante centenas de anos, agora já não tens de ir para fora da cidade para poder ter a tua própria plantação e tratar da mesma no teu dia-a-dia.
Aliás, a prática da agricultura urbana tem-se tornado um fenómeno cada vez mais comum, especialmente por parte de pessoas que querem ter uma alimentação mais saudável, ficando com um maior controlo sobre aquilo que comem.
A tua horta urbana pode ser num terraço, numa varanda ou num jardim. Quer tenhas uma vivenda ou um apartamento, é fundamental que consigas garantir a exposição ao sol devido à necessidade que algumas plantas têm de luz solar para poderem crescer e desenvolver-se.
Depois de escolhido o local, precisas de delinear bem o espaço que a horta urbana vai ocupar para depois definires a melhor forma de a preparar.
São necessários vários acessórios agrícolas não só para a preparação da horta urbana mas também para a sua manutenção. A exigência do tipo de materiais vai depender da complexidade desejada para a horta e, obviamente, do espaço que a mesma irá ocupar.
Por norma, para a preparação serão necessárias estufas pequenas ou mini-estufas, telas protetoras, sementeiras, adubo, substratos e tutores. Depois é também necessário instrumentos básicos como uma pá de plantar ou um regador.
Como a maior parte das pessoas não tem um terreno à sua disposição em casa, são muitas vezes usados vasos, que podem ser utilizados para qualquer tipo de plantação. Existem vasos inteligentes que permitem o cultivo de mini-legumes e flores comestíveis durante todo o ano, ao ter um sistema dependente da luz ambiente e não da exposição ao sol.