O que é uma Box Smart Tv?

Uma Box Smart TV é um pequeno equipamento que, através de ligação por cabo HDMI a uma televisão, a transforma numa Smart TV por um custo bastante mais reduzido. Estes equipamentos, que começaram por ser apenas recetores de sinal de TV, acompanharam a evolução originada pelas Smart Tv´s e hoje em dia representam verdadeiras soluções digitais de multimédia.

Vão muito além da receção de sinal digital de canais de TV, do acesso à internet e do streaming de conteúdos. Os modelos mais recentes podem até reproduzir em 3D e/ou 4K, fazer gravações, armazenar conteúdos e fazer pausa e play de conteúdos visualizados em tempo real.

CARACTERÍSTICAS A TER EM CONTA

capacidade de memoria

HDMI 2.0

É precursor do 1.4 e o único cuja largura de banda garante reprodução de 4K a 60fps sem problemas.

capacidade de memoria

CAPACIDADE DE MEMÓRIA

Tal como num CPU a memória intermédia é fundamental para um processamento rápido dos conteúdos.

memoria interna

MEMÓRIA INTERNA

Caso a box tenha pouca memória interna garanta que existem slots para cartões que permitam a expansão da mesma.

sistema operativo

SISTEMA OPERATIVO

O android é o mais comum, no entanto se tem iPhone e PC da Apple o melhor é optar por uma Box Apple Tv.

conetividade

CONETIVIDADE

Ligação wireless, Bluetooth e pelo menos uma entrada USB são importantes para garantir partilha de conteúdos de outros dispositivos.

perifericos

PERIFÉRICOS

Mesmo as box's que permitem controlar a interface com gestos,trazem comando e teclado para facilitar o controlo de jogos e/ou apps.

Box Smart Tv vs Smart Tv?

As Smart Tv´s, inicialmente designadas de “televisões conectáveis”, vieram mudar o paradigma da televisão ao permitirem a ligação da TV à internet. A partir desse momento “ver televisão” tornou-se apenas numa pequena parte do que se podia fazer de facto com uma tv.

Aceder a serviços on demand, instalar aplicações, jogos, fazer chamadas de vídeo, aceder a redes sociais, controlar o ecrã com a voz, gestos e outros dispositivos, reproduzir conteúdo dos nossos dispositivos pessoais na Tv, entre muitas outras funcionalidades, tornaram-se atrativos para milhões de pessoas.

Este fator permitiu a estas pequenas caixas multimédia, usando por base as mesmas plataformas tecnológicas, adaptarem-se e proporcionarem ainda mais funcionalidades do que as Smart Tv´s. Enquanto que as Smart TV recorrem a versões especiais dos sistemas operativos e consequentemente a apps desenvolvidas especificamente para funcionar numa TV de uma marca especifica, as Smart Box TV usam o próprio sistema operativo tornando o download e instalação de apps ilimitados.

Como funcionam?

Basta ligar a Box Smart Tv à sua televisão por cabo HDMI e conectá-la também à internet. A ligação ao router pode ser feita, consoante o equipamento adquirido, por wi-fi ou cabo ethernet.

A partir daqui basta interagir com a interface da Box. Consoante se trate de um equipamento que use Android ou Apple os acessos às stores multimédia e apps vão ser obviamente diferentes, mas está sempre garantida reprodução de sinal digital de TV, no mínimo, em HD.

Produtos Comparados

Limpar Tudo