A sigla pode parecer-te esquisita ou até completamente desconhecida, mas basta pesquisá-la no YouTube para obteres milhares de vídeos com milhões de visualizações.
ASMR significa, em português, Resposta Sensorial Autónoma do Meridiano e é o nome dado à sensação de formigueiro ou cócegas no couro cabeludo e pescoço que algumas pessoas sentem quando expostas a determinados estímulos. Alguns dos estímulos, ou “gatilhos” (“triggers”, em inglês), mais comuns são sussurros ou vozes suaves, movimentos lentos com as mãos, barulhos feitos com a boca ou sons de alguém a bater suavemente em objetos. São sons que sabem bem e relaxam, que têm em comum o facto de serem suaves e próximos - a sensação pretendida é de proximidade e intimidade.
Nem todos os estímulos são sonoros (há quem sinta a sensação de formigueiro com massagens na cabeça ou uma ida ao cabeleireiro), mas a experiência mais fácil de replicar na Internet é, claro, uma que seja audível. E aquilo que começou por ser um fenómeno relativamente de nicho, tomou agora um lugar no mainstream e tem milhões de fãs, incluindo algumas celebridades. Muitos usam os vídeos para conseguir adormecer, outros para acalmar a ansiedade.
Vídeos que desencadeiam esta sensação apareceram na Internet antes de o fenómeno ter sido batizado de “ASMR”. Lembram-se de um vídeo popular que circulava na Internet pré-vídeos virais e que consistia numa “visita” ao barbeiro? É de 2007 e, apesar de não ter sons suaves e sussurros, pode ser considerado um dos vídeos mais antigos de ASMR.