Antes de comprar
uma Mota Elétrica

O que saber antes de comprar uma Mota Elétrica

Com o aumento das preocupações ambientais e a consequente imposição de limites aos veículos a combustão, os veículos elétricos surgem como uma alternativa de mobilidade sustentável. São veículos ecológicos, de “emissão zero”, económicos e silenciosos. Para além disso, ao adquirir estes veículos ecológicos pode usufruir de incentivos fiscais e de isenção de algumas taxas. Se está a pensar adquirir este novo meio de transporte ecológico, as motas elétricas são a melhor opção para quem circula maioritariamente em cidade. Fique a conhecer todas as vantagens de comprar uma mota elétrica e tome uma decisão informada.

Autonomia

Uma das preocupações mais recorrentes dos consumidores, e que na maior parte das vezes afasta a compra das motas elétricas, é o tempo que a bateria aguenta carregada e a frequência com que necessita de ser carregada. Atualmente, a autonomia destas baterias é cada vez maior devido ao rápido avanço tecnológico. Algumas marcas premium permitem armazenar até 18kWh nas baterias de lítio, o que corresponde a 300 Km de autonomia no modo urbano ou 200 Km no modo misto. As marcas mais comercializadas apresentam valores de autonomia entre os 50 e os 100 Km sendo, por isso, indicadas para deslocações de curta distância.


Carregamento

Em Portugal a rede de carregamentos é gerida pela entidade pública Mobi.e, que possui cerca de 1250 postos Mobi.e de carregamento elétrico, espalhados por 50 localidades. No entanto, estes postos estão divididos em Postos de Carregamento Normal (PCN) e Postos de Carregamento Rápido (PCR). Os PCN são postos grátis, em que o tempo de carga pode variar entre 1 a 8 horas para uma carga completa, dependendo da capacidade da bateria e da velocidade do carregador. Com duração semelhante, as motas elétricas também podem ser carregadas em qualquer tomada elétrica em sua casa, diretamente ou através de cabos adaptados. Pode ainda adquirir um wallbox que funciona como um posto de carga doméstico. Algumas motas elétricas possuem baterias removíveis, o que facilita este processo de carregamento. No caso dos PCR, são postos pagos, mas a bateria pode ser carregada até 80% da capacidade no espaço de 20-30 minutos, o que acaba por ser a opção mais viável dos condutores no decorrer do dia.


Custo

A partir de 1 de novembro, a rede Mobi.e entregou a gestão dos Postos de Carregamento Rápido (PCR) aos CEME – Comercializadores de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica – constituído pelas operadoras Edp, Galp Eletric, Prio.E e eVaz Energy. Assim, apesar dos antigos cartões Mobi.e continuarem a funcionar nos PCN, vai ter de adquirir um cartão para os PCR ao CEME que escolher. Cada um dos CEME tem tarifários diferentes que estão disponíveis nos respetivos sites. No caso da Edp ou Galp, existem tarifários com desconto para clientes que já utilizem a operadora como fornecedora de energia em casa. O catão Mobi.i pode ser utilizado em todos os postos da rede Mobi.e, independentemente do operador, sendo o cartão que define quanto vai pagar e a quem vai pagar. Assim, o valor a pagar vai variar de acordo com o CEME escolhido, o posto utilizado, e a mota que conduz. Em média, a Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos prevê que 15 kWh possam custar entre 3 e 10€.


Manutenção

Os custos de manutenção das motas elétricas são muito menores quando comparados com os de motas a combustível. Não possuem embraiagem, válvulas ou quaisquer outros componentes passíveis de desgaste. A única manutenção necessária refere-se à atualização do software e à troca de pneus, que fica resolvido numa deslocação ao centro de assistência quando necessário. No caso da bateria, após o seu período de vida útil, apenas tem de substituir por uma nova, garantindo a continua utilização da mota elétrica. Se quiser maximizar o tempo de vida da bateria deve ter algumas preocupações no carregamento, como: evitar carregamentos rápidos, privilegiando sempre os carregamentos totais, de 100%; evitar sobrecargas, que se verificam quando deixa por períodos longos a mota elétrica a carregar no nível de 100%; e não deixar a bateria elétrica descarregar até ao valor 0%.


Apoios Fiscais

Os planos de melhoria de mobilidade sustentável concedem incentivos fiscais, nos quais a aquisição de motas elétricas (motociclos de duas rodas e ciclomotores) passou a ter um apoio de aquisição de 20% até um máximo de 400€ por unidade. Para além disso, todos os veículos elétricos têm isenção do Imposto Único de Circulação (IUC) e do Imposto Sobre Veículos (ISV). Em alguns municípios, há a possibilidade de estacionar gratuitamente, e no caso de residir em Lisboa, com o pagamento de um selo verde da EMEL no valor de 12€, pode estacionar gratuitamente durante um ano.


Condução em Cidade

As motas elétricas são muito práticas para conduzir em cidade. Devido à especificidade dos seus materiais são muito leves o que facilita a condução em locais com muito trânsito. Para além disso, os seus motores são concebidos especificamente para a condução em cidade, uma vez que se recarregam automaticamente nas constantes paragens que realiza. De salientar que a maior parte dos centros urbanos está a proibir veículos muito poluentes, sendo por isso os veículos de “emissão zero” um investimento seguro. No futuro, a regulação da poluição sonora também será uma preocupação pelo que as motos elétricas já cumprem esse regulamento.


Carta de Condução

Para conduzir uma mota elétrica necessita de ter carta de condução caso a velocidade máxima seja igual ou superior a 45 km/h. Dependendo das características da mota elétrica, a carta requerida pode ser de Ciclomotor ou de Categoria A1, e são necessários os documentos legais comuns a todos os veículos. Em motas elétricas de velocidade inferior, não necessita de ter carta de condução, seguro ou matrícula.


Redução da Pegada Ecológica

Por último, mas não menos importante, vai reduzir as suas emissões de CO2 e contribuir para a conservação do meio ambiente. Por um futuro 100% ecológico.


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