Antes de comprar um ar condicionado

A decisão de comprar um ar condicionado não envolve apenas a escolha do equipamento. São necessárias outras considerações antes de tomar uma decisão final. Mesmo antes de escolher o melhor equipamento, é fundamental perceber se a sua casa está preparada para receber um ar condicionado.

1º - Local e tamanho da área a climatizar

É importante saber o local e tamanho da área que pretende climatizar, especialmente se optar por um ar condicionado que seja fixo. Será através do tamanho da área e local que poderá perceber qual a melhor escolha para si, uma vez que isto é essencial para perceber os BTU (British thermal unit = "unidade térmica britânica") do equipamento. Por exemplo, para uma divisão de menos de 18m2, uma unidade de 9 mil BTU será o ideal. Contudo, se pretende adquirir um equipamento para uma sala entre os 24m2 e os 26m2 deve optar por um modelo com 18 mil BTU. Além disso, é também importante que confirme a exposição solar e quantidade de janelas que tem no espaço onde pretende colocar o ar condicionado.
Outro ponto que deve considerar é o posicionamento do ar condicionado, uma vez que não é aconselhável impulsionar o ar diretamente sobre as pessoas. Contudo, o posicionamento do equipamento interior também não se deve situar muito longe das unidades exteriores, devido ao comprimento das condutas. Assim, deve procurar um local na sua habitação que seja ideal para a instalação deste equipamento. No caso de serem várias áreas e locais, existem várias funções split ou multi-split. A tomada destas decisões nunca dispensará a visita de um técnico especializado para o efeito.

2º - Instalação e Manutenção

A instalação deve ser feita por um técnico especializado e credenciado, uma vez que existem soluções que podem e devem ser adaptadas à sua habitação. Na Worten oferecemos aos nossos clientes um serviço que inclui a deslocação de um técnico credenciado, materiais necessários à instalação, montagem do novo equipamento, ensaios de funcionamento e informação sobre o funcionamento do novo equipamento. Outro ponto que deve considerar na altura de adquirir o ar condicionado é a importância da manutenção do equipamento. Regularmente deve existir uma limpeza ao filtro do ar, uma vez que a capacidade de refrigerar ou aquecer diminui à medida que o filtro vai ficando mais sujo. Também o consumo elétrico do equipamento tende a aumentar, quando o filtro começa a estar entupido ou sujo.

3º - Eficiência Energética

Tal como muitos equipamentos eletrónicos, o ar condicionado é classificado através da eficiência energética. Esta avaliação é o resultado da combinação do consumo de energia com o desempenho do sistema de ar condicionado. É indicado numa escala de letras, utilizando um código de cores com setas. A letra A num fundo verde indica o equipamento mais eficiente. As unidades com eficiência energética entre A+ e A+++ são as que apresentam uma maior poupança anual de energia. Não se esqueça de verificar o isolamento térmico da sua habitação. Um isolamento energético insuficiente irá gerar custos superiores de energia, pelo que terá que adquirir um ar condicionado com uma potência superior para suportar a diferença.



Produtos Comparados

Limpar Tudo