Várias qualidades para a saúde e sobretudo uma fama alimentada por estrelas da cozinha e não só.
Cerveja, gelado, máscaras de beleza e até tatuagens. O abacate tornou-se uma verdadeira coqueluche de dietas e de menus, como comprovam os inúmeros conteúdos que circulam na internet, sejam receitas (muitas), artigos a promover o seu consumo ou celebridades a dar conta de porque não passam sem este fruto. No verão, época em que por excelência sobe a preocupação com o corpo, as dietas e os hábitos saudáveis, o abacate é estrela de saladas, tostas e parceiro de várias combinações outrora improváveis.
Mas vamos lá a um pouco de história. O abacate é originário da América latina, destacando-se o México como “pátria” do fruto, e é antigo na história do planeta. Quando animais como o mamute e tatus gigantes foram extintos, o abacate também quase desapareceu. Quase, mas não aconteceu. E eis que chegou aos nossos dias para ser apreciado como alimento muito completo. Potássio, vitaminas A e E, algumas vitaminas B e C, e ácido fólico são atributos que lhe são reconhecidos e ingredientes que promovem a redução de inflamações nas articulações, a estabilização da frequência cardíaca e a contribuição para melhores níveis de colesterol. Cereja no topo do abacate? Tem um ótimo valor nutricional, o que o eleva facilmente a produto estrela de várias dietas e planos de exercício físico.
A procura do abacate atravessa o globo, mas o Japão e os Estados Unidos lideram os destinos da exportação. Em Portugal há alguma produção, na Madeira e no Algarve, mas é sobretudo um produto importado do México, de Espanha, do Peru e da África do Sul. No início de 2017, abriu portas o Avocado Show, em Amesterdão, o primeiro restaurante europeu a fazer do fruto o seu ingrediente principal.
E o abacate no maravilhoso mundo da tecnologia? Vamos começar por falar de um “abacate” que já não existe: a app que foi criada para os casais comunicarem através de mensagens rápidas personalizadas e partilharem conteúdos. Uma app cujo negócio fechou portas no início de 2017 - por incapacidade financeira - mas que ainda assim reuniu um grupo significativo de utilizadores. Porque se chamava abacate (Avocado, em inglês)? Porque é um fruto que cresce aos pares e a árvore - o abacateiro - só dá frutos quando está ao lado de outra. Além disso, para os aztecas, abacates eram símbolos de amor e fertilidade.